Resenha de "Cats! The Conspurracy"
So, you prefer to read in English? ;)
Cats! The Conspurracy é um RPG francófono irreverente e cheio de estilo, recentemente traduzido para inglês pela Black Book Éditions. Neste universo, os gatos domésticos não são apenas animais de estimação: são agentes secretos de uma conspiração global felina, lutando contra canídeos, aspiradores, humanos desatentos e forças que ameaçam o equilíbrio do mundo. O tom do jogo oscila entre o cómico, o absurdo e o ternurento, com espaço para aventuras emocionantes e até dramáticas, se os jogadores assim o desejarem.
![]() |
Capa de "Cats! The Conspurracy". Estilo vibrante e personalidade felina desde o primeiro olhar. |
Conceito e Sistema
O conceito base é refrescante e apelativo, ideal para jogadores novatos ou para sessões descomprometidas entre veteranos. Jogar como um gato (e não apenas um animal antropomorfizado, mas mesmo um gato, com sentidos, hábitos e percepções felinas) obriga os jogadores a sair da sua perspectiva humana e mergulhar num mundo alternativo dentro do nosso.
![]() |
Jogar como um gato é mais do que um gimmick: é adoptar uma nova perspectiva, com todos os seus instintos, manias e estilo. Aqui, felinos planeiam a próxima missão da Conspurracy. |
O sistema usa dados de 10 faces (d10) e organiza os atributos (aqui chamados de Abilities) em dois grupos principais: quatro físicos, quatro mentais, e a Sorte (Luck) como habilidade universal. Os testes fazem-se lançando os dados da Sorte, escolhendo um deles, somando Habilidade e Perícia e tentando atingir um nível de dificuldade definido pelo GM. Em oposição, quando há conflito entre personagens, temos lançamento contra lançamento. Os strokes of luck (equivalente a críticos) ou strokes of bad luck (equivalente a fumbles) aumentam ou reduzem permanentemente a Sorte, introduzindo uma mecânica distinta e inovadora.
As regras são elegantes e fáceis de compreender, mas paradoxalmente não são brilhantemente explicadas. O livro opta por repetições e pequenas variações das mesmas regras ao longo do texto, o que pode dar a sensação de complexidade acrescida. Uma vez assimiladas, contudo, revelam-se simples, rápidas e divertidas.
A criação de personagens é colorida, mas peca por falta de uma visão mais funcional do design da ficha. Esta tem um aspecto visual encantador, com duas patas centrais (Body e Mind) onde se escrevem os valores das habilidades nos dedos, mas o tamanho A5 e as fontes pequenas tornam-na difícil de usar à mesa. As fichas que vêm no bloco físico são bonitas mas pouco práticas. Não foi disponibilizada uma versão printer-friendly, o que me levou a criar uma versão caseira adaptada às minhas necessidades.
![]() |
Comparação entre a ficha de personagem oficial (em baixo, em A5) e uma versão ampliada para A4 (acima), criada para maior legibilidade. Nikita supervisiona. |
Componentes Físicos e Produção
O livro base é lindíssimo. O layout, a iconografia, a paleta cromática e as ilustrações estão impecáveis. A versão física, no entanto, levanta alguns problemas. Em nenhum momento da campanha de financiamento ou da comunicação oficial encontrei referência clara ao formato dos livros, o que causou surpresa (e alguma decepção) ao perceber que tanto o corebook como o livro de aventuras são em A5. Este formato é limitativo para um RPG e, aliado ao corpo de letra reduzido, compromete seriamente a legibilidade. Dá até a sensação de que o layout foi feito a pensar num A4 e depois encolhido (juntamente com o tamanho das fontes) para caber no A5. Ou seja, seria perfeitamente compreensível o formato A5 se as fontes fossem dimensionadas como se de um A4 ou similar se tratasse.
![]() |
A edição física tem um charme indiscutível, mas o formato compacto (A5) surpreende quem esperava um livro de formato standard. |
A inspectora Nikita mostra-nos a fita amarela que vem incluída no corebook. Um detalhe prático e elegante, que ajuda a manter a página durante as sessões. |
As cartas de Favor, incluídas no pack, são simples, funcionais e fáceis de usar, mas graficamente não estão ao nível dos livros.
![]() |
As cartas de Favor: claras e funcionais, mas com design gráfico básico. |
Já os dados personalizados são bonitos mas o seu design ornamentado reduz a legibilidade. São um bom extra para quem gosta de colecionar, mas qualquer conjunto de d10 genéricos (preferencialmente nas cores azul escuro, dourado e roxo) servirá melhor em jogo.
![]() |
À esquerda, dados oficiais com ornamentos felinos. Bonitos, mas menos legíveis do que os genéricos, à direita. |
Evolução e Design de Campanha
O autor afirma claramente que prefere aventuras isoladas a campanhas longas. Uma opção de design legítima, mas que se reflecte numa abordagem pouco robusta ao tema da evolução de personagem. Existem regras para tal, mas são tratadas com alguma displicência. Na prática, acabei por criar regras caseiras para gerir progressão ao longo de várias sessões.
Outro ponto de interrogação está na escolha de Types: os jogadores podem ser gatos, Bastet (gatos em corpos humanos), ou… humanos. Esta última opção parece incoerente com a proposta do jogo. O autor até desincentiva essa escolha com algum sarcasmo, mas inclui as regras mesmo assim. Talvez fosse preferível nem sequer incluir essa opção, que dilui o foco e sentido do jogo.
![]() |
O jogo permite jogar como gatos, Bastet ou… humanos. Mas nem todas as opções encaixam bem na proposta. |
Aventuras Incluídas
Um dos pontos altos do Cats! é a sua generosidade. O corebook inclui nada menos que oito aventuras completas, com diferentes graus de dificuldade e complexidade. É uma oferta raríssima nos dias de hoje e uma prova de atenção ao utilizador, ajudando a aprender o sistema em contexto. É um gesto que só tinha visto antes em jogos como Ghostbusters ou Call of Cthulhu, e mesmo assim, nunca com tanta variedade.
A isto soma-se o suplemento Paws and Effect: the Tail Continues, que inclui mais quatro aventuras completas (mais ambiciosas e detalhadas do que as do corebook), oferecendo ainda mais ferramentas para prolongar o jogo e explorar o mundo felino sob diferentes ângulos.
O Veredicto
Pros
-
Conceito original e divertido, com visão felina e tom irreverente
-
Regras rápidas, acessíveis e funcionais para sessões leves e dinâmicas
-
Corebook generoso com 8 aventuras progressivas, algo raríssimo hoje em dia
Cons
-
Apresentação das regras algo redundante, fazendo o jogo parecer mais denso do que é
-
Fontes pequenas dificultam a leitura e usabilidade à mesa
-
Algumas escolhas de design (como permitir jogar com humanos) criam tensão temática
Conclusão
Comentários
Enviar um comentário